Treini Exoflex

A Treini Exoflex ® é um exoesqueleto flexível e versátil que tem por objetivo promover adequação postural e auxiliar na mobilidade corporal de pessoas com disfunções neuromotoras. Trata-se de um produto de Tecnologia Assistiva que deverá ser utilizada exclusivamente na metodologia treini. Esse produto foi pesquisado e desenvolvido levando em consideração o modelo baseado nos trilhos miofasciais e teoria dos sistemas.

Pedido de patente: Número – BR102018009935-3/ Empresa: Treini Biotecnologia. Autor: Renato Guimarães Loffi - Fisioterapeuta - CREFITO 4 43.646-F

– Sequelas de encefalopatia crônica não progressiva da infância (Paralisia Cerebral);

– Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;

– Hipotonias inespecíficas;

– Atetose,

– Ataxia,

– Síndrome de Down;

– Sequelas de traumatismo craniano;

– Sequelas de acidente vascular cerebral;

– Sequelas de tumores cerebrais;

– Outras síndromes.

Quadro bacteriano e viral

Lesões na pele (úlceras de decúbito)

Atividades convulsivas descontroladas

Sub-luxação de quadril acima de 50%

Osteoporose

Instabilidade cardiovascular

Pressão arterial elevada

Diabete descompensada

Distrofia muscular

Disfunções vasculares

Contraturas musculares que impossibilitam o treinamento

Obs: Recomenda-se que seja feito exame de raios x de quadril e coluna vertebral. Crianças e adultos com doenças associadas devem ser monitorados e reavaliados com critério. Orienta-se que nos casos de instabilidade clínica o treinamento seja feito com atestado médico e exames complementares.

– Ajuste na postura e movimento;

– Ajuste na estabilidade funcional;

– Facilitação de padrões de movimento funcionais;

– Facilitação de remodelação tecidual;

– Facilitação na distribuição de tensão miofascial.

Tecido conjuntivo

Em 03 (três) anos, o tecido conjuntivo corporal (tipo I) é completamente renovado, nesse sentido, a aplicação constante e progressiva de força (tensão) em atitudes funcionais através da Treini Exoflex ® é determinante para o realinhamento das células de tecido conjuntivo (Tipo III) que são depositadas aleatoriamente nos envoltórios musculares.  Dessa forma, toda contração muscular pode ser potencializada através de um “trajeto” adequado de transmissão de forças (tensões) que agem no corpo humano.

Vários estudos científicos tem relatado que músculos espásticos são francos e não conseguem transmitir tensões (forças) ao longo do corpo. Sendo assim, o treinamento para ganho de força e resistência muscular através do uso da Treini Exoflex ® é fundamental para a aquisição de uma melhor capacidade de transmissão de forças ao longo do corpo.

Crianças e adultos com deficiência física ou múltipla apresentam dificuldade na manutenção de posturas adequadas e movimentos eficazes, alguns fatores podem contribuir para essa limitação estrutural, entre eles, a falta de estabilidade articular. Nesse sentido, a utilização da Treini Exolfex ® pode auxiliar no controle dos graus de liberdade de cada articulação e facilitar o controle da arquitetura corporal.

Dois grandes problemas enfrentados pelas pessoas que apresentam lesões no sistema nervoso central são a perca de sarcômeros em série e a falta de realinhamento do tecido conjuntivo tipo III. Uma ótima ferramenta para auxiliar nesse processo de remodelação tecidual é a Treini Exoflex ®, esse exoesqueleto flexível pode ser utilizando tendo como objetivo o aumento de sarcômeros em série (alongamento muscular) como também pode contribuir para o realinhamento do tecido conjuntivo tipo III.

Estudos científicos relatam que após 12 (doze) semanas de treinamento, se iniciam os ganhos na área de aprendizagem motora. Vários PhDs nessa área descrevem que é preciso 10 (dez) mil horas de treino para aquisição de um bom desempenho. A Treini Exoflex ® pode facilitar os processos de aquisição da aprendizagem motora ao auxiliar na estabilidade corporal e na realização de padrões de movimento fisiológico.

Pessoas com lesão do SNC apresentam alterações no alinhamento corporal e nos padrões de movimento. Estudos científicos descrevem alterações importantes na biomecânica corporal e maior gasto energético para a realização de atividade simples do dia a dia em decorrência da falta de alinhamento do corpo. A utilização da Treini Exoflex ® pode contribuir no melhor posicionamento das estruturas corporais (alinhamento) e facilitar na criação de padrões de movimento correto, reduzindo assim o gasto energético para a execução de tarefas diárias.

Alguns estudos científicos tem demonstrado que vários animais possuem a capacidade de extrais padrões de movimento corporal (mecanossensação). Esses achados científicos descrevem a presença uniforme de fusos musculares e OTG´s em redes continuas de tecido conjuntivo corporal que envolvem as fibras musculares. Essas pesquisas atuais tem investigado a capacidade do cérebro de reconhecer padrões de movimento e não de contrações musculares isoladas. Sendo assim, acredita-se que o uso da Treini Exoflex ® de forma continua poderá enviar informações corretas para o cérebro a respeito dos padrões de movimento corporal auxiliando nos processos de mecanossensação.

Montagem da Exoflex